Porto Velho tem pequeno potencial turístico, mas há na
cidade coisas interessantes para conhecer.
As atrações históricas são a Estrada de Ferro
Madeira-Mamoré, cenário da série de televisão Mad Maria, produzida pela Rede
Globo; a Catedral do Sagrado Coração de Jesus; o Cemitério da Candelária; a
sede da Arquidiocese; o terminal ferroviário; a locomotiva Coronel Church (a
primeira máquina vinda para a Amazônia, em 1872), as Caixas D'Água (símbolos da
cidade, edificadas pelos ingleses); a igreja de Santo Antônio do rio Madeira e
sua belíssima cachoeira, marco inicial de Porto Velho.
As Três Caixas D'Água: vindas em módulos metálicos dos
Estados Unidos.
Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: apesar de ter sido um centro
ferroviário, a cidade não conta mais com o passeio de trem, que foi desativado
por falta de conservação da linha, que acabou ruindo por conta de um temporal.
Os principais pontos turísticos de Porto Velho são:
Parque Natural Municipal de Porto Velho
Parque Urbano de Porto Velho
Passeio de Barco no Rio Madeira
Palácio Getúlio Vargas
Mercado Cultural
Museu Geológico
Museu Internacional do Presépio
Museu Ferroviário
Casa de Cultura Ivan Marrocos
A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM)
É uma ferrovia no
atual estado de Rondônia, no Brasil. Foi a 15ª ferrovia a ser construída no
país, tendo as suas obras sido executadas entre 1907 e 1912. Estende-se por 366
quilômetros na Amazônia, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, cidades fundadas
pela EFMM. Após duas tentativas fracassadas para a sua construção no século
XIX, espalhou-se o mito de que, mesmo com todo o dinheiro do mundo e metade de
sua população trabalhando nas suas obras, seria impossível construí-la. O
empreendedor estadunidense Percival Farquhar aceitou o desafio e teria afirmado
"(...) vai ser o meu cartão de visitas". Foi a primeira grande obra
de engenharia civil estadunidense fora dos EUA após o início das obras então
ainda em progresso no Canal do Panamá. Com base naquela experiência, para amenizar as doenças
tropicais que atingiram parte dos mais de 20 mil trabalhadores de 50 diferentes
nacionalidades, Farquhar contratou o sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, que
visitou o canteiro de obras e saneou a região.
A EFMM garantiu para o Brasil a posse da fronteira com a
Bolívia e permitiu a colonização de vastas extensões do território amazônico, a
partir da cidade de Porto Velho, fundada em 4 de julho de 1907. Em 2011, o
Governo do Estado de Rondônia condecorou in memorian com a comenda Marechal
Rondon, Percival Faquhar e os 876 americanos que comandaram a construção da
ferrovia. Em 2012, comemora-se o centenário de sua inauguração. Em fevereiro
foi instalado o Comitê Pró-Candidatura da EFMM a Patrimônio Mundial da Unesco.
As Três Caixas d'Água
Também conhecidas como As Três Marias, as caixas d'água
ficam no centro da cidade, na praça de mesmo nome. A primeira foi erguida em
1910 e as outras duas em 1912. Foram projetadas e construídas pela Chicago
Bridge & Iron Works, de Chicago conforme informações contidas em placa de
ferro fundido, cravadas nas pilastras de cada uma delas. São três tanques de forma
cilíndrica, cobertos com chapas de metal de forma cônica, e a base em formato
côncavo. Cada tanque está elevado do chão por quatro colunas de ferro feitas em
treliça sobre fundação de concreto. Estão circundados à altura do bojo, por uma
passarela com parapeito metálico de treliça por aonde se chega através de uma
escada. Cada reservatório possui capacidade para 200.000 litros e serviram para
abastecer a cidade de Porto Velho até o ano de 1957, funcionando por ação da
gravidade.
A Catedral do Sagrado Coração de Jesus
A Catedral teve sua construção inicada em 1917, mas só foi
concretizada dez anos depois devido às dificuldades enfrentadas no transporte
de material. As pinturas originais de cunho religioso no interior da Catedral,
foram executadas pelo padre Ângelo Cerri e por Afonso Ligório. Os vitrais que a
circundam, com temas da Via Sacra, foram todos doados pela comunidade
porto-velhense.
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